segunda-feira, outubro 25

Liberdade?

Eu já sabia que o tal Tiririca tinha ganhado, teve aquela quantidade exageradamente absurda de votos, mas só ontem eu pensei no assunto. Não por muito tempo, porque achei difícil demais conviver com isso. Será que ninguém que tem o PODER na mão percebeu que isso é muito errado? Cara, o que há com o mundo!? O que há com o Brasil, para ser mais preciso. Como...

Certa vez vi num episódio de Boston Legal um caso em que uma mocinha com seus 16, se não me engano, que votou ilegalmente (ela não poderia pela pouca idade), foi parar no tribunal. Foi errado, mas um dos argumentos da defesa dela é que deixamos qualquer um votar. Qualquer um mesmo, menos os jovens, mesmo que estes estejam mais preparados intelectualmente que os mais velhos. Disseram que grande parte dos jovens com idade para votar trocariam seu voto por iPods. Lá o voto não é obrigatório. Aqui é. Aqui é e vira essa bagunça. Eu sei que é legal falar por aí que no Brasil sim todo mundo participa da escolha do presidente, dos governadores e tal, mas... até onde isso vale a pena?

Dizem que é errado, mas eu não me meto com isso. Eu não entendo, eu não quero saber. É como disse aquele sujeito no filme 60 segundos. "Eu não sei nadar. Então o que é que eu faço? Não meto meu rabo numa piscina". Eu sou assim. Não sei nadar e não quero aprender, então por que me forçar a entrar na água e acabar com a diversão de todo mundo!? Claro que esse não é todo o problema, mas já é parte dele. Eu tenho certeza que a maioria dessas pessoas que votou naquele sujeito sem graça não iria levantar a bunda do sofá no meio do domingo pra enfrentar fila só para digitiar uns números ali na tal urna.

Liberdade. Acho que o negócio é liberdade, não é!? Pelo pouco que sei, se você sabe ler e escrever já pode se candidatar. É assim que funciona. Ganhar é outra história, mas se concorrer tem chances como todo mundo. Não é errado? Veja empresas como a Apple, a HP, o Carrefour ou até mesmo o SBT. Não sei exatamente como funciona, mas para chegar ao comando de uma dessas não basta levantar a mão, falar que quer mandar e concorrer a uma eleição. Ninguém vai botar o porteiro no topo, vai!? Deve ter um motivo para as empresas fazerem desse jeito. Não estou dizendo que isso é o esquema que tem que funcionar numa cidade, estado ou país, mas cá entre nós, um pouco mais de critérios seria bom, heim?!

Acho que no fim o brasileiro gosta de ficar na merda e reclamar que está na merda. Reclamar é bom, faz parte, une as pessoas. Uma pessoa apenas reclamando é chata, quando são vários viram amigos, grupos e fazem festinhas, bagunça, confraternizações... No fim reclamar é bem divertido.

Eu não sei porque estou falando disso hoje, mas é que só de pensar nesse tal de Tiririca eu fico bastante revoltado. E nos tiriricas da vida. Ouvi em algum lugar coisas sobre um tal de Agnaldo que queria mudar o nome de alguma coisa bacana em São Paulo para Michael Jackson, não era!?

Que se foda essa liberdade, meu amigo. Que se foda mesmo, e bem gostoso!

Um comentário:

Nu disse...

quando eu digo que devemos voltar ao voto censitário ninguém me leva a serio. brik's.
mas essa historia do tiririca gerou indignação em muita gente.
nem sei se ele realmente assumirá o poder ou não por causa da suspeita de ser analfabeto. não tenho visto jornal ultimamente.

Ah! obrigada! a viagem foi ótima :D