terça-feira, agosto 27

Felicidade

Hoje fui pego de surpresa com "o que é felicidade?".

Tradicionalmente, qualquer um que me pergunte, a qualquer tempo, se estou feliz, provavelmente recebe um "não particularmente" em resposta. A versão curta é que nunca estou particularmente feliz. Isso, entretanto, não quer dizer que necessariamente eu esteja completamente arrasado, como quando o gato da gente morre. As pessoas têm dificuldade com essa parte.

Hoje perguntaram se estou feliz com o carro novo. Pensei um pouco, afinal não tinha chegado a pensar se o carro iria ter alguma influência quanto a minha felicidade, e continuei com o meu "não particularmente". Não foi uma reação tão simples quanto é normalmente. Me incomoda um pouco o fato de pensarem que gastar todo esse dinheiro num único bem me deixa feliz. Não que eu não seja materialista, como o mundo moderno me ensinou, mas chamar esse meu conforto de felicidade é exagero. A palavra é esta mesmo: conforto. Estou confortável com ele. É cômodo ir trabalhar de carro, é cômodo poder ir e vir a qualquer hora, faça chuva ou faça sol. Isso, entretanto, não é felicidade para mim. Afinal, se eu não tivesse que sair por aí todos os dias, do que iria me adiantar?

Daí veio a pergunta sobre o que é felicidade. Disse que não iria conversar sobre aquilo naquele momento. Esse é o tipo de pergunta que geralmente me deixa sem resposta. Não entendo muito dessas coisas e não sei bem o que é essa tal felicidade. Não sei se já tive uma dessas desde quando consigo me lembrar.

Acho que tem a ver com um contentamento tão grande que te faz relevar todas as inconveniências do dia-a-dia e todos os problemas que estejam perto de você. Esse é o tipo de coisa que quero para mim, mas não lembro de ter tido. Não sei, também, o que pode me fazer ter essa sensação.

Assunto complicado esse... acho que o problema é que eu sempre fico pensando nos problemas. E isso é incompatível com o que eu disse ali em cima.

Nenhum comentário: