sexta-feira, agosto 17

Por que gosto dessa música?


Uma vez, em 2000, estava voltando para casa da escola com alguma amiga. De repente ela perguntou sobre meu gosto musical. Na época eu não ouvia nada, não ligava para nada. Disse que não gostava de nada em particular, sequer ouvia alguma coisa. E era assim.

No decorrer dos anos, acabei pensando nessa pergunta algumas vezes, principalmente quando me deparava com minha resistência às músicas novas. Justificava como medo, sabe? Já devo ter dito isso para algumas pessoas, postado no Facebook...

Hoje penso um pouco diferente. Na realidade percebo que frequentemente acabo procurando músicas de alguns anos atrás ao invés de conhecer coisas novas. Ou continuo ouvindo sempre a mesma coisa. Acontece que quando vou ouvir de fato as músicas que tenho por aqui, procuro pelo que sentia na época na qual as ouvi pelas primeiras vezes. Geralmente acabo gostando mais das músicas quando estou passando por bons momentos quando as conheço. Estas que busco na minha "velha" coleção me levam de volta àquele tempo feliz. No final é o que procuro, provavelmente por não estar num bom momento.

Outras vezes ouço só para ter algo fazendo algum som enquanto trabalho ou faço outra coisa qualquer. Estes são os momentos sensíveis. Se estou num bom momento, a música do momento será procurada num futuro próximo na busca por conforto emocional. Se estou num momento não tão legal, sei que ela não está na lista das mais ouvidas durante o ano.

Afinal era medo mesmo (a coisa com as músicas novas). Não saber exatamente qual é o momento e a quais emoções as músicas novas irão se associar...

Um comentário:

Ana Andreolli disse...

Não tenho um estilo definido, eu gosto d tanta coisa, q acho injusto escolher.