domingo, maio 1

Brasil, o país das pessoas boas!

No meio da tarde veio aquele assunto complicado. Não para mim, eu não gosto mesmo, mas sei que alguém, em algum lugar, não vai gostar muito do que eu penso sobre ele. "Ele" o assunto, não "ele" o alguém.

Horas atrás acabou um jogo (futebol). Começou a loucura. Muita gente no mesmo segundo correu para o Facebook falar alguma coisinha, outros para o Twitter, alguns fizeram algazarra no MSN para serem notados como torcedores... Cool! Disseram que tem um motivo para o Brasil ser o país do futebol. Paixão é o que dizem, não é!? E temos orgulho disso. Por que não teríamos!? É um mercado bilionário esse. Uau, não consigo nem imaginar todo o dinheiro envolvido. Quando começo a pensar num número algo, que provavelmente não chega perto do que rola por lá, já me perco. É como pensar no tamanho do Universo. Consigo pensar no tamanho de um planeta, estou confortável com ele. Tento ir mais além, pensar no tamanho de 10 planetas e me sinto estranho. Tento ir mais fundo, talvez no tamanho de uma galáxia, e me perco. Sou simples assim.

Sou chato. Digo isso porque acho que seria muito mais legal se o Brasil fosse conhecido por outras coisas, como o país da honestidade, ou o país das pessoas boas. Talvez o país com a melhor educação do planeta, ou com a melhor qualidade de vida para seus ... brasileiros. Ou quem sabe o país que ofereça a melhor assistência médica. Segurança. Mas e daí que não somos assim?! Temos o futebol, temos o desemprego, pobreza, ignorância, violência... Essa parte feia, vamos chamá-la de inconveniência. Esta não quer dizer nada quando podemos ver algumas dezenas de sujeitos correndo em belos gramados, com camisas coloridas, cheias de marcas que conhecemos e amamos, ganhando uma porrada de dinheiro que a maioria de nós nunca sequer irá associar com nossas contas bancárias. Isso não é importante, o importante é torcer! Torcer para que eles consigam fazer o que têm que fazer para aproveitar a vida ao máximo! Porque queremos saber deles depois. O que fazem nas noites de sexta-feira. Por aí, com as moças bonitas. Acho que na verdade, no final das contas, somos um país de pessoas boas. Porque nos importamos com o bem estar desses camaradas que nos divertem nos domingos e nas quartas. Nós não precisamos de tanta diversão, só de trabalho, e eles podem ter tudo. Ao menos nos preocupamos com alguém.

Parabéns para o Brasil, o país das pessoas boas! Viva!

2 comentários:

Ana Andreolli disse...

eu gosto de futebol, muito. Mas sei que isso é a maior máfia brasileira! uma grande pena.
a corrupção tá não só nos brasileiros, mas nos homens.
o país mais corrupto do mundo é a França, e a gente não conhece essa fama assim, mundialmente. o problema do brasileiro é a falta de respeito com o povo. não fazem a mínima questão de evoluir o país, mesmo roubando, como acontece em outros estados.

Nu disse...

Eu sou uma pessoa má. Não gosto quando os jogadores comemoram o gol fazendo gestos pra nos mostrar que estão ganhando 1 milhão cada vez que balançam as bentitas redes. Aliás, não gosto de futebol, canso só de assistir. Prefiro futsal.
Que sonho o Brasil ser conhecido por algo além das mulheres, futebol e praias. Sonho.